Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

TREINO: Dicas de segurança para correr com tempo frio


 Definitivamente foi desta… o verão acabou, as temperaturas começam a cair e as horas dos dias também começam a ser cada vez mais curtas. Provavelmente sentirá que as rotinas de corrida têm também que entrar em modo de hibernação durante o inverno. Mas não tem que ser assim. Correr com tempo frio pode até ajudar a ver-se livre daquele sentimento cinzento de inverno, aumentar os níveis de energia e garantir que andará em melhor forma.


Siga estas dicas para correr bem mesmo com tempo frio:
Vista-se por camadas: Comece por vestir uma camada fina de algo num material sintético confortável, que irá ajudar o suor a sair do seu corpo. Não opte pelo algodão, porque este absorve a humidade e vai mantê-lo molhado. Uma camada exterior de nylon ou Gore-Tex, respirável, vai ajudá-lo a proteger-se do vento e da chuva, enquanto deixa sair a humidade do corpo, prevenindo que transpire, aqueça em demasia e apanhe alguma constipação. Se estiver mesmo muito frio, precisará de uma camada intermédia quente, como uma camisola de tecido polar.

Proteja as mãos e os pés: Saiba que cerca de 30% do calor corporal se escapa através das mãos e dos pés. Em dias frios, use luvas próprias para corrida que sejam transpiráveis. Em dias mais frios, poderá optar por usar aquelas luvas com uma única zona para todos os dedos, já que assim os seus dedos irão partilhar o seu próprio calor corporal. Poderá também usar aqueles pacotes de aquecimento instantâneo, que proporcionam calor por algumas horas. Use umas meias justas transpiráveis por baixo das meias mais quentes de polar ou lã, mas tenha em atenção o espaço disponível nos ténis para conseguir acomodar confortavelmente essas meias mais grossas.

Preste atenção à temperatura e aos arrepios de frio: Se o vento estiver muito forte, será capaz de entrar pelo tecido das suas roupas e anular a camada de isolamento e ar quente à sua volta. O seu movimento também poderá causar arrepios de frio, isto porque aumenta o movimento do ar pelo seu corpo. Se a temperatura for abaixo de zero ou os arrepios muito constantes, opte antes pela passadeira num ginásio.

Evite vestir-se em demasia: Não se esqueça que assim que começar a correr vai aquecer, portanto não faz mal se se sentir com um bocadinho de frio antes de começar a correr.

Não se esqueça da cabeça: Cerca de 40% do calor corporal perde-se através da cabeça. Usar um boné ou um gorro apropriado vai evitar a perda de calor e o seu sistema circulatório irá ter mais calor para distribuir pelo resto do corpo. Quando estiver mesmo muito frio, use uma máscara ou um lenço tipo buff a tapar a sua boca, para que o ar que você expirar aqueça o seu rosto.

Aconselhe-se com o seu médico: Ar muito frio pode despoletar dores no peito ou ataques de asma em algumas pessoas. Antes de se aventurar, fale com o seu médico e veja se tem algum tipo de contra indicação que diga respeito a este tipo de treino ao ar livre.


Nenhum comentário: